terça-feira, 11 de maio de 2010

BATEU O TRISTEZÃO


Olá Violeiros

Como foram os treinamentos com o pagode de viola? Conseguiram pegar o jeitão. Então para treinar esse ritmo, vou postar um pagode para vocês.

Tenho inúmeros pagodes de Tião Carreiro para postar para vocês, já que ele foi o criador e rei desse ritmo, mas hoje estou postando um pagode de viola da nova geração.

De uma dupla que está fazendo muito sucesso e que além de cantarem muito bem ainda tocam umas moda de viola arrumada. Pensa numas moda boa.

A música de hoje é o pagode "Bateu um tristezão" da dupla João Carreiro e Capataz.

Vamo lá.. acompanhem a introdução e a música, depois vamos as explicações:

Bateu o Tristezão
João Carreiro e Capataz

Introdução: (E B7 E B7)
 e|------------------------------------------------
 b|--------7------7-9-7----------------------------
G#|--8-7-8--------------8---------8-7--------------
 E|-7---------------------7------7----9-7---5---7--
 B|----------------------------------------7---9---

 e|-----------------------------------------------------
 b|--------7------7-9-10--11-12------8-7----------------
G#|--8-7-8-------------------------------9---7-5-4--2-0-
 E|-7---------------------------------------------------
 B|-----------------------------------------------------

  E                                                                 B7
Tava no Rio de Janeiro bolso cheio de dinheiro dançando com as mulatas
                                                            E   B7   E
Era muito cobiçado tava todo enfeitado cheio de ouro e de prata
  A                                                                        B7
mas quando eu fui dar uma beijo pra mostrar o meu desejo eu senti um beliscão
                E                          B7                  E
eu minha mulher feia torcendo a minha orelha me bateu um tristezão

E B7 E B7... Intro


Bem companheiros, essa música tem o toque bem caracteristico do pagode, assim como as notas: o Mi (E), o Si com Sétima (B7) e o Lá (A).

Mas uma vez eu chamo a atenção quanto a introdução. Na música ela é feita com uma velocidade, mas para os que estão aprendendo peço que façam o solo bem lentamente e repetidas vezes para pegar as posições e assim com o passar do tempo e bastante treino vocês vão aumentando a velocidade até chegarem a velocidade original da música, certo?

Deixo aqui um vídeo do companheiro Cléber Viana, passando a introdução bem lenta, alguém pode reparar que na vídeo-aula a introdução apresenta algumas notas a mais do que no desenho que eu passei. No desenho estão as notas base da introdução, cada um pegue essas notas, treinem bastante e criem em cima dessa introdução de acordo com a capacidade e a desenvoltura de cada um.





Foi passado somente a primeira estrofe da música. A cada final de estrofe o solo da introdução é executado. As notas e o tempo para elas são iguais nos demais versos.

Você pode pegar a letra completa dessa música AQUI

Você também pode baixar o mp3 da música AQUI

Bom companheiros, é isso. Fico por aqui hoje, deixando o trabalho dessa dupla maravilhosa, em breve outros pagodes dos homi.

Abraços e até a próxima se Deus quiser

Nenhum comentário :